quarta-feira, 4 de abril de 2012

Questão - processo civil - Defensoria Pública/RJ

A questão é bem elaborada, mas a dificuldade fica apenas na primeira impressão. Espero a resposta de vocês nos comentários. Lá vai: "Quais os requisitos e fundamentos para a admissibilidade da mutatis libelli nas ações propostas contra os entes públicos, fundadas no direito à saúde, de obrigação de entrega de coisa certa, consistente em medicamento, no que diz respeito aos dois elementos objetivos da demanda?

5 comentários:

  1. Art 461 - A CPC - sequestro de importância correspondente ao valor do medicamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Objetivo, mas precisa escrever mais. Concurso como esse exige um desenvolvimento da resposta, demonstrando conhecimento.

      Excluir
  2. Ao responder tal questão, tendo o candidato em mente os elementos da demanda: partes, causa de pedir e pedido, verifica-se que os elementos objetivos da demanda - causa de pedir e pedido, nas causas em que se pleiteia a obrigação de entrega de medicamentos ou tratamento de saúde em face dos entes federados, estão acobertados pela cláusula "rebus sic santibus", uma vez que o melhor tratamento e medicamento mais adequado ao demandante pode evoluir ou sofrer alteração, indicando a possibilidade da mutatio libelli nestes casos.
    A matéria é discutível até com o advento da coisa julgada, como nas ações de revisão alimentícia.
    Que acha professor? Interessante o debate dessas e outras questões! Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabarito. Irretorquível a resposta. Obrigado pela generosa contribuição/aula. Aproveito para recomendar seu blog aos meus alunos - http://professor-marcoaraujo.blogspot.com.br/

      Excluir
  3. R= Os elementos da demanda: Partes, causa de pedir e pedido, após a estabilização da relação jurídica processual, em regra, não devem sofrer alterações. Contudo, nas ações em que o direito à saúde encontra-se em debate, especialmente em face dos entes federados, há ínsita a cláusula rebus sic stantibus, uma vez que ao demandante deve ser destinado o tratamento e medicamentos mais adequados e eficazes a fim de um resultado satisfatório.
    Portanto, os elementos objetivos da demanda (causa de pedir e pedido) podem ser alterados na consagração plena do direito à saúde (art. 196 da CRFB).
    Da mesma forma, a mutatio libelli também é verificada nas ações revisionais de alimentos, bastante comum nas atribuições do Defensor Público.

    ResponderExcluir